Hora de arrumar o armário! Esta frase às vezes pode parecer um pesadelo!

Sabe aquele estado deplorável do seu guarda-roupa que quando você abre a porta do armário tudo cai sobre você e te deixa louco?
Esta situação típica da vida é muito mais comum do que pensamos…. mas a causa de chegarmos a este estado é sempre a mesma: falta de conhecimento para montar looks variados! Este pequeno motivo faz com que você procure um visual adequado para sair de casa e desmonte todo seu guarda-roupa atrás do look ideal… Não encontrando, você se vê em meio a milhares de peças e, no final, sai com a mesma roupa de sempre, desmotivada e certa de que “Não tenho roupa”!

Conhecer suas peças e organizá-las de forma que você as enxergue e consiga elaborar looks variados é, com certeza, o segredo para um guarda-roupa organizado e com muitas possibilidades! Então, hoje vou dar um passo a passo de como organizar seu guarda-roupa:

1. Comece pela limpeza (o que sai, o que fica dentro do seu guarda-roupa). Analise as peças que você tem (estado de conservação, qualidade, estilo, caimento). Peças que você não usa há mais de 1 ano devem ser eliminadas, bem como peças com aparência de velha, desgastada, com caimento ruim, de má qualidade, fora da moda, ultrapassada.

2. Faça 3 pilhas de roupas: 1 pilha das peças velhas, fora de moda ou que você não usa há mais de 1 ano (peças do item 1), uma pilha de peças boas, que você usa, com bom caimento, na moda, com seu estilo e uma pilha com peças que você gosta mas não usa. Para esta última pilha você vai experimentar cada peça e analisar se você não usa porque não combina com você, ou porque está fora de moda, ou porque não te veste bem (analise friamente e saiba reconhecer o feio, o demodé).

3. Separe, então as pilhas de doações – uma pilha com peças mais velhas para doação e uma pilha com peças boas, mas que você não usa. A pilha com peças mais antigas vai para doação e a pilha com peças boas, mas que não combinam com você vai para troca com amigos, bazares, brechós. Ou todas podem ir para doação!

4. Não esqueça de fazer o mesmo com sapatos, bolsas e acessórios!

5. Após toda separação, você tem apenas peças legais, que combinam com você para montar seus looks. Comece a montagem!

6. Separe as peças base para montar seus looks (1 calça preta ou em risca de giz, 1 jeans escuro, 1 bermuda lisa, 1 camisa branca básica, 1 vestido preto liso, 1 blazer acinturado básico, por exemplo). Estas peças serão sempre a base do look. Exemplo: 1 calça preta + 1 blusa + 1 blazer + 1 peeptoe + bolsa/ ou/ 1 calça preta + 1 blusa + 1 colete + ankleboot + lenço + bolsa. Usando sempre uma peça lisa, básica para ser a base do look é mais fácil e suas possibilidades são inúmeras.

7. Faça sobreposições:

-CALÇA PRETA LISA (BASE) + BLUSA + BLAZER OU COLETE + COLAR OU LENÇO + PEEPTOE OU SAPATILHA
-BERMUDA LISA (BASE) + BLUSA + COLETE + LENÇO OU COLAR + SAPATILHA OU PEEPTOE
-VESTIDO BÁSICO LISO (BASE) + CINTO + BLAZER + LENÇO + ANKLEBOOT OU PEEPTOE OU SANDÁLIA
-MACACÃO (BASE) + BLAZER + COLAR OU LENÇO + ANKLEBOOT OU PEEPTOE
-JEANS (BASE) + REGATA + LENÇO OU COLAR + BLAZER OU COLETE + SAPATILHA

8. Fotografe todos os looks em você! Assim você pode revelar as fotos ou deixar em seu celular ou ipod, etc. para te orientar.

9. Organizando: Coloque as roupas em seu guarda-roupa separadas por looks ou por peças (blusas de malha/ blusas de tecido/ calças/ bermudas e saias/ vestidos e macacões/ sobreposições – colete, blazer, bolero) para facilitar sua visualização e facilitar o vestir.

10. Anote tudo o que sentiu falta ou que está velho e precisa ser reposto para uma futura compra.

11. Monte novos looks a cada 3 meses. Concilie uma compra a cada 3 meses, para que os looks sejam montados com novas peças.

O que está esperando? Aproveite as dicas e mãos à obra!


Esse post foi feito originalmente para o blog da nossa consultora de moda, Karol Stahr.
 


Comments




Leave a Reply