Mais uma das tendências deste inverno 2014 é o xadrez. Na estação, ele vai predominar no tom vermelho. Não foi uma das minhas tendências favoritas, mas vou aproveitar para usar minha calça xadrez que tenho em meu closet com algumas combinações! Vamos, então, falar do xadrez.

O xadrez teve origem no norte da Europa e eram confeccionados em fio de lã. Porém, a variedade da estampa foi aumentando conforme o tempo. O xadrez quadriculado com padrões de linhas diferentes e cores levemente distintas, também chamado Tartan ( o mais forte neste inverno), por exemplo, tradicionalmente utilizado por guerreiros e depois para fazer o kilt (saia com pregas transpassadas típicas dos homens escoceses) é uma das variantes da padronagem. As cores já serviram para identificar um clã ou família de quem o usava, porém hoje está presente tanto no folclore local como nos uniformes colegiais femininos, sendo usados por mulheres e homens de estilo. Outra padronagem conhecida é o xadrez sueco, caracterizado por cores vermelho e branco e conhecido como “Medevi square”. Já a padronagem xadrez branca e preta é conhecida como “Vichy”.

E quem inseriu o xadrez no mundo da moda? Foi Chanel quem o introduziu nas roupas femininas e fez ele começar a se popularizar entre as mulheres. Tempos depois, a marca inglesa Burberry passou a usá-lo como sua inconfundível marca registrada, inicialmente criada como forro de capas de chuva. E mais uma vez o xadrez está super dentro das tendências de inverno 2009. Ela aparece hoje em tênis, sapatos, bolsas, lenços, acessórios e peças em geral. Para quem não quer investir muito, vale comprar uma calça com a estampa em única cor, como preta e branca, que está super na moda. Você pode usá-la com peças básicas diversas.

Está com medo de errar na combinação de cores? Aposte em cores neutras nos sapatos e camisas. Para os ousados, vale até combinar outra estampa na peça complementar. O segredo do xadrez é combiná-lo com uma das cores que o compõe. Por exemplo: se você tem um lenço xadrez vinho/ verde/ preto/ creme, você pode fazer uma combinação com jeans e uma blusa em uma dos tons da estampa.

Caso você goste de uma peça inteira xadrez, como um vestido, cuidado para não exagerar na produção. O vestido já tem muita informação. Opte por acessórios básicos e pequenos e sapatos e bolsas lisos. Nesse caso, se quiser fugir do básico, pode ousar na cor do acessório. Exemplo: vestido xadrez preto/branco + sapato vermelho, azul, verde ou amarelo. Para ousar ainda mais dá para misturar o xadrez vermelho (que é o hit) com azul royal ou amarelo. Cuidado com as combinações com verde para não ficar com um visual natalino.

O xadrez é uma estampa fácil de combinar, mas o ideal é usá-lo em apenas uma peça do visual. Caso contrário, você pode se perder no jogo das combinações. Para as mais descoladas, vale misturar o xadrez com floral ou com uma estampa localizada, fazendo um jogo de cores. Para misturar duas estampas o segredo está em manter os mesmos tons nas duas estampas!

Dê um xeque-mate no démodé e ouse no xadrez! Ele pode ser usado totalmente a seu favor!
Este post foi orginalmente feito para o blog da nossa consultora de moda, Karol Stahr.
 


Comments




Leave a Reply